sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TCC - COMO FAZER UM

 Eu já fiz vários TCC na minha vida, alguns eu fiz fugindo das regras normativas, isso quando a instituição não cobra muito. No caso da Universidade Metropolitana de Santos, onde fiz algumas licenciaturas, as ecigências eram rígidas como se segue abaixo. (Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

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Passo a passo para o projeto de pesquisa na modalidade de
artigo científico (TCC1)
1. O que é um projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa é um documento escrito que retrata as intenções de um processo de
pesquisa em que serão evidenciados dados analisados e discutidos no futuro a partir de
um esquema detalhado de sua metodologia e seus objetivos. Como tal, o projeto prevê alguns
itens fundamentais para que o leitor possa analisar a viabilidade do projeto e visualizar as
intenções do(s) autor(es).
Grosso modo, os projetos de pesquisa na área biológica trazem os seguintes itens:
• Capa (título⁄tema do projeto e nome do(s) autor(es) envolvidos)
• Resumo e palavras-chave
• Introdução
• Materiais e métodos
• Cronograma de execução1
• Referências bibliográficas
Embora haja pequenas nuanças nos projetos (dependendo da Instituição de Ensino Superior –
IES – e suas diretrizes curriculares), pode-se dizer que a configuração acima é o padrão. No
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nossa proposta é fazer com que o projeto de
pesquisa seja futuramente efetivado em um Artigo Científico.
2. A proposta do projeto de pesquisa da Licenciatura em Ciências Biológicas
Geralmente, as IES pedem, ao término do curso, que o aluno elabore um TCC (Trabalho de
Conclusão de Curso) que é dividido em duas partes: projeto e monografia. Em nosso
curso, a proposta continua mantendo essa exigência, porém com uma abordagem
diferenciada e contextualizada: a monografia, ao invés de ser um texto contendo
capítulos, será convertida em um Artigo Científico. Essa adequação foi resultado de
discussões que vislumbraram a necessidade de o graduando em Ciências Biológicas
experimentar, na prática, a elaboração de um artigo científico, uma vez que este tipo de
escrita acadêmica é o mais utilizado para comunicar dados na comunidade científica. Mesmo
trabalhando em uma escola, o licenciado pode fazer pequenas pesquisas com seus alunos e
publicar seus dados na forma de um artigo científico, enviar resumos para congressos e
encontros de área etc. Tendo esta abordagem em mente, o que é esperado dos alunos nesta
etapa do curso, em que ainda estão inseridos no Projeto de Pesquisa?
A adequação do projeto nos moldes do artigo científico
Durante a disciplina de TCC – Projeto, espera-se que o aluno elabore o projeto (que
será continuado no semestre posterior na disciplina de TCC – Monografia2) que será
trabalhado em três etapas:
Primeira etapa – Nesta etapa, o documento Word a ser postado deverá conter, apenas, o
título (ou o tema do projeto), seguido dos nomes completos e em ordem alfabética dos
integrantes do grupo, além de um resumo (um único parágrafo com até 500 palavras3).
Após o resumo, devem ser inseridas três a cinco palavras-chave (descritores) que fornecem ao
leitor pistas sobre a temática envolvida. No resumo, devem ser destacados aspectos relativos
a: a) escolha do tema (justificativa da escolha da linha de pesquisa e do tema recortado nela);
b) objetivos do trabalho; c) metodologia e materiais a serem utilizados; d) expectativa
de resultados esperados; e) escolha dos referenciais teóricos (autores ou obras que
darão suporte teórico suficiente para conceitos-chave ou idéias centrais do projeto).
1 Embora não seja obrigatório, o Cronograma de Execução, quando presente no projeto, dá ao
leitor uma visão global de quando as tarefas pretendidas no projeto serão desenvolvidas (em
termos de semanas, meses, anos etc., dependendo dos objetivos pretendidos).
2 Em nosso caso, como já comentado, a Monografia será feita na forma de um Artigo Científico
completo.
3 Este número é um padrão aceito por quase todas as revistas científicas. Em alguns
congressos, às vezes o resumo é reduzido para um limite de 250-300 palavras.
Segunda etapa – Após a devolutiva 4 do(a) orientador(a), o grupo deverá fazer as
alterações sugeridas e continuar o projeto. Para a segunda etapa, os itens anteriores são
mantidos no documento Word e acrescentam-se, após as palavras-chave, os itens Abstract
(resumo traduzido para a língua inglesa + palavras-chave em inglês), Introdução, Materiais e
Métodos e Referências Bibliográficas.
4 A devolutiva será postada no fórum Diário da Pesquisa, no tópico identificado com o número
do Grupo.
A Introdução deve conter diversos parágrafos que abordem, na forma de texto corrido, os
seguintes itens:
• Justificativa da escolha da linha de pesquisa e do tema
• Objetivos da pesquisa
• Referenciais teóricos escolhidos
• Contextualização do tema para o curso
• Referências bibliográficas levantadas até o momento (citadas no corpo do texto)
Uma ressalva: os referenciais teóricos são obras consideradas “essenciais” para a temática em
questão, ou seja, englobam autores e suas obras que são reconhecidas como fundamentais
para a contextualização e compreensão de contextos. Exemplo: em um projeto cuja temática
seja Educação Ambiental e Cidadania, autores como Pedro Jacobi e Fabio Cascino podem ser
seguramente referenciais teóricos que basearão conceitos e idéias pertinentes. Se o tema do
projeto for, por exemplo, Educação Ambiental Holística, o filósofo e físico Frijof Capra pode
ser um bom referencial teórico. Já as referências bibliográficas, citadas no corpo do texto, são
obras adicionais que serão consultadas para dar maior subsídio teórico à pesquisa.
Os Materiais e Métodos formam uma seção importante do projeto e do futuro artigo
científico. Aqui, o(s) autor(es) devem explicitar, de forma objetiva e direta, como o projeto
será feito e com que recursos. No caso de trabalhos de cunho bibliográfico (nosso caso), a
metodologia deve esclarecer como as fontes serão consultadas, trabalhadas e analisadas, e
que materiais (recursos – Internet, bibliotecas etc.) serão utilizados para tal.
As Referências bibliográficas (ou Bibliografia) são uma importante seção do projeto e do
artigo científico, pois nela outros leitores poderão verificar as fontes consultadas. TODAS as
referências citadas no corpo do texto (incluindo os referenciais teóricos e as referências
utilizadas na Introdução, se for o caso) devem aparecer nesta seção, na íntegra. A ABNT
6023⁄2002 é a norma que regula a forma como as referências serão citadas. A título
explicativo, coloco as principais fontes de texto com um formato que segue esta norma no
final do texto.
Terceira etapa – Após a devolutiva da segunda etapa feita pelo(a) orientador(a), o grupo
deverá trabalhar para a elaboração da versão final do projeto, na forma de artigo científico.
Não há limite de páginas para o projeto, embora nesta configuração, ele provavelmente terá
de três a cinco páginas.
Durante o desenvolvimento do projeto final (na próxima disciplina), o artigo conterá os
Resultados e as Conclusões, portanto poderá conter de 5 a 10 páginas.
3. Exemplo de artigo científico
A Unimes Virtual possui uma revista científica disponibilizada na Internet, a Paidei@.
Um artigo publicado por um dos professores nessa revista pode ser acessado pelo link a seguir.
O título do artigo é: O Fórum Livre como recurso de melhoria da relação Tutor-Aluno no
Ambiente Virtual: a experiência do ‘Bote a Boca no Trombone...!’
(http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=vie
w&path[]=82&path[]=42 ).
Com este exemplo, o grupo poderá verificar o formato em que seu projeto resultará quando
da disciplina de TCC – Monografia final.
PROPOSTA PARA O TCC DE BIOLOGIA: Confecção de um artigo científico
Comunicação objetiva, direta e clara sobre dados coletados, analisados e discutidos.
ITENS DO ARTIGO CIENTÍFICO
- Título, autores
- Resumo e Abstract
- Introdução (com Objetivo e Justificativa)
- Material e Métodos
- Resultados e Discussão (com conclusão) APENAS NO TCC2
- Referências (formatadas de acordo com as normas da ABNT)
FORMATAÇÃO
Fonte da letra: “Arial”
· Tamanho:
12 para o texto
16 para os títulos (em negrito e CAIXA ALTA)
· Espaço entre linhas: 1,5
· Parágrafo: distância da margem – 1,25 cm
· Margens:
Superior: 3,0 cm
Inferior: 2,0 cm
Esquerda: 3,0 cm
Direita: 2,0 cm
CITAÇÕES NO TEXTO
Como fazer a citação no texto, quando se quer transcrever o que um autor escreve.
1 Citação Direta
É a transcrição literal de parte da obra do autor consultado e não se usam aspas na citação
direta
• Citação Direta Curta (com 3 linhas ou menos). Deve ser feita na continuação do texto.
Obrigatório uso de Aspas duplas e deve constar o nome do autor, o ano e o número da página
da fonte consultada entre parênteses.
Exemplo:
Maria Hortas, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou água
fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta. Detalhe
pitoresco é que na hora do almoço, enquanto os maridos comiam, as mulheres lutavam em
seu lugar. “Este fato levou os europeus a acreditarem que o baiano ao meio dia vira mulher”
(MOTT, 1988, p.41).
Observação:
MOTT - autora que faz a citação.
1988 - o ano de publicação da obra desta autora nas referências.
41 – página em que se encontra esta frase na obra original consultada.
• Citação Direta Longa (com mais de 3 linhas) - As margens são recuadas à direita em 4 cm,
em espaço simples, com a letra menor, tamanho dez (10).
Exemplo:
Além disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o
ministravam não estavam preparadas para exercer tal função. A maior dificuldade de aplicação
da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. Não obstante
sobressaírem às mulheres no ensino das prendas domésticas, as poucas que se apresentavam
para reger uma classe dominava tão mal aquilo que deveriam ensinar que não logravam êxito
em transmitir seus exíguos conhecimentos. Se os próprios homens, aos quais o acesso à
instrução era muito mais fácil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras
letras, lastimável era o nível do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre
mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 1976).
2 Citação Indireta
É quando um autor cita um texto, com suas próprias palavras, escrito por um outro autor, sem
alterar as idéias originais. Ou então: eu reproduzo sem distorcer, com minhas próprias
palavras, as ideias desenvolvidas por um outro autor.
Exemplo:
Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito
à educação primária, mas mesmo assim, o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou
restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de
meninos, caracterizando uma diferenciação curricular (COSENZA, 1993).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Referências bibliográficas (ou Bibliografia) são uma importante seção do artigo científico,
pois nela outros leitores poderão verificar as fontes consultadas. TODAS as referências citadas
no corpo do texto (incluindo os referenciais teóricos e as referências utilizadas na Introdução,
se for o caso) devem aparecer nesta seção, na íntegra. A ABNT 6023⁄2002 é a norma que
regula a forma como as referências serão citadas. A título explicativo coloco as principais
fontes de texto com um formato que segue esta norma:
• Livro com um autor
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 2000.
• Livro com mais de um autor
HAMBURGER, E.W.; MATOS, C. O desafio de ensinar ciências no século XXI. São Paulo:
Edusp/Estação Ciência, 2000.
• Capítulo de livro
KELMAN, H.C. Negotiation as Interactive Problem Solving. In: SPECTOR, B.I. (Org.).
International Negotiation: A Journal of Theory and Practice. Nova Iorque: Martinus
Nijhoff Publishers, 1996.
• Revista, periódico, artigo
IVANISSEVICH, A. Saber fragmentado: um retrato do conhecimento científico de nossos
jovens. Ciência Hoje, v. 34, n. 200, p. 27-33, dez. 2003.
• Atas (resumos) de congressos, seminários etc.
POLETTINI, A.F.F. Rompendo o isolamento: contribuições para a mudança na prática do
professor.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais I e Resumos. Águas de Lindóia, SP:
1998.
• Teses (doutorado) e dissertações (mestrado)
GURIDI, V.M. A inclusão de professores de ensino básico na pesquisa: um desafio
institucional. 2007. 1 vol. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2007.
• Material da Internet
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2000. Censos demográficos. Disponível
em:
. Acesso em: 15 jul. 2008.

PLÁGIO

Na Unimes, onde fiz dois cursos superiores, havia forte orientação contra o plágio. (Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)


Combate ao plágio
Brasília (4/01/2011) - A Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes) recomenda, com base em
orientações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB), que as instituições de ensino públicas e privadas brasileiras
adotem políticas de conscientização e informação sobre a propriedade
intelectual, adotando procedimentos específicos que visem coibir a
prática do plágio quando da redação de teses, monografias, artigos e
outros textos por parte de alunos e outros membros de suas
comunidades.
A orientação é proveniente de proposição da Comissão Nacional de
Relações Institucionais e da Seccional da OAB/Ceará (n.
2010.19.07379-01) aprovada pelo referido Conselho em sessão
plenária no dia 19 de outubro de 2010. O texto ressalta que as
ferramentas tecnológicas da informática e o advento da internet
proporcionam acesso irrestrito a muitos bancos de dados oficiais e
particulares e que algumas distorções advindas desta facilidade de
acesso eletrônico têm gerado preocupações no sentido da prática
nociva de copiar e colar textos. “Além da prática ilegal de apropriarse
da obra de terceiros sem autorização e sem a referência devida, o
procedimento nefasto infecciona a pesquisa, produzindo danos
irreparáveis.”
A OAB recomenda o uso de softwares que fazem a leitura eletrônica
do texto (artigo, monografia, dissertação ou tese). Em seguida,
realizam rastreamento comparativo em vários sites de busca na
internet e em base de dados, verificando se o autor copiou frase ou
parágrafo, por exemplo, identificando a base de dados e o texto
copiado. A OAB orienta ainda que, por não se tratar de programa
absoluto, procedimentos internos nas instituições acadêmicas devem
ser adotados para aferir se houve ou não plágio. Um deles, citado
como necessário, é que as instituições criem comissão que avalie os
resultados obtidos pelo software de forma objetiva, aferindo o grau
de gravidade no caso dos textos copiados.
A Capes concorda com as orientações da Ordem dos Advogados do
Brasil e reforça a necessidade de combate ao plágio onde quer que
este se manifeste.
A íntegra do documento aprovado pelo Conselho está disponível na
internet no seguinte endereço:
http://www.oab.org.br/combateplagio/CombatePlagio.pdf

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ADVÉRBIO

GRAMÁTICA PORTUGUESA - MORFOLOGIA - ADVÉRBIO


 Como Escriba, sempre estou escrevendo e preciso está continuamente aperfeiçoando a escrita, usando os termos e as regras gramaticais com coerência. este vídeo ajudou-me a compreender melhor a regra gramatical sobre advérbios.(Comentário do Escriba Valdemir Mota de Menezes)

 


GRAMÁTICA PORTUGUESA - MORFOLOGIA - ADVÉRBIO -... por scribevaldemir


GRAMÁTICA PORTUGUESA - MORFOLOGIA - ADVÉRBIO -... por scribevaldemir


GRAMÁTICA PORTUGUESA - MORFOLOGIA - ADVÉRBIO -... por scribevaldemir

domingo, 11 de novembro de 2012

TALVES OU TALVEZ

 Sinto vergonha de ter cometido este erro por tanto tempo na minha vida. Sempre escrevi errado a palavra TALVEZ. Falta de atenção!!! (Comentário do Valdemir Mota de Menezes,  escriba)


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FONTE:  http://br24h.com/talves-ou-talvez

Talves ou Talvez

Uma dúvida pertinente no Brasil é qual é a forma correta de se escrever a palavra Talves ou Talvez. Fazendo uma busca em um buscador web, vemos várias ocorrências errôneas desta palavra, então isso dá motivo para escrever este artigo aqui. Lembrando que, caso você sempre escreveu da forma errada, não fique envergonhado, como diz o ditado, antes tarde do que nunca.

Talves ou Talvez: Qual o correto

Se formos olhar em um dicionário, a única forma correta é talvez com Z, e a forma talves com S não existe. Então, se vocÊ era acostumado a escrever talves com S, é melhor rever seus conceitos e começar a escrever da forma correta, principalmente se você estiver escrevendo algo importante, como por exemplo uma prova, um texto para um jornal, etc.

Talves ou Talvez: Como não errar

Para não errar, uma dica minha é você pensar em talvez como duas palavras “tal” e “vez”, assim sendo, sabemos que vez é com Z, então, juntando as duas temos “talvez” com Z. Não sei se esta dica realmente será útil para você em seu dia a dia, mas pra mim, tenha certeza de que tem me ajudado. Queira ou não queria, uma dica dessas, na hora da dúvida, ajuda muito. Ah, mas se tu tiver outra idéia, outro dica melhor do que esta, não hesite, deixe já sua dica aqui nos comentários deste post, combinado gente?
talves ou talvez

Talves ou Talvez: Como se escreve em inglês

Se você precisa escrever talvez em inglês, a forma correta é “maybe”.
Exemplo: Maybe I can Help You.
Tradução: Talvez eu possa te ajudar.

Talves ou Talvez: Palavra Final

Já ví muita gente conversando na internet e escrevendo talves com s. Mas é certo escrever talves com s ou talvez com z? Bem, como eu já disse, se nós formos consultar o dicionário, iremos notar que a palavra talves não existe. Logo, a correta é talvez com z e não talves com s.
Fica aí a dica, e de lambuja fiquem com o significado de talvez.
Talvez – Expressa uma possibilidade ou dúvida. Veja exemplos no link: Significado Talvez
É isso aí galera, espero que tenham entendido o significado e apreendido a forma correta da palavra.
Até o próximo post aqui no Brasil 24 Horas