quinta-feira, 9 de junho de 2011

TÉCNICA DE REDAÇÃO

O escriba Valdemir Mota de Menezes considerou interessante os apontamentos feito por Lucília Helena sobre "Técnica de Redação".


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Lucília Helena do Carmo Garcez. Técnica de Redação: o
que é preciso saber para bem escrever. São Paulo, Martins
Fontes, 2002, pp.1-10.


RESUMO

Capítulo 1 – Os mitos que cercam o ato de escrever

1- Verdades e mentiras

- produção de textos: crenças inadequadas:
a) Texto péssimo;
b) Não é possível melhorar.

- produção de textos: tarefa complexa:

a) Exige envolvimento pessoal;
b) Revela características do sujeito.

- produção de textos: mitos (mentiras): escrever é
a) Um dom;
b) Um ato espontâneo;
c) Resolvido com “dicas”;
d) Um ato desligado da leitura;
e) Algo desnecessário;
f) Um ato desvinculado das práticas sociais.

- produção de textos : verdades: escrever

a) é uma habilidade

- escrita: construção social, coletiva,
- familiaridade com a escrita é determinada por: modo como aprendemos
a escrever, importância que damos ao texto escrito, nosso grupo social,
intensidade do convívio do texto escrito.

- é preciso:

• compreender que todas as pessoas podem produzir bons textos,
• identificar bloqueios,
• tentar eliminar os bloqueios.

b) é um ato que exige empenho e trabalho
- escrever exige: memória; raciocínio; agilidade mental; conhecimento do
assunto, do gênero, da situação, dos futuros leitores e da língua,
- “escrever é incompatível com a preguiça.” (p.4)

c) exige estudo sério
- “truques” tornam o texto defeituoso, truncado, artificial: fórmulas pré-fabricadas,
“dicas” isoladas, clichês, chavões, frases feitas e pensamentos
alheios,
- autoria: escolhas pessoais, que vêm de muita prática, reflexão, leitura,
envolvimento total do sujeito, conhecimentos e experiências sobre o mundo
e sobre a linguagem,
- é preciso: escrever sempre, todos os dias, com diversos objetivos, em
diversas situações.

d) articula-se com a prática da leitura
- leitura: assimilação das estruturas próprias da língua escrita; desenvolvimento
das habilidades cognitivas, dos procedimentos intelectuais, das
operações mentais (agilidade de raciocínio); eficiente forma de acesso à
informação; promoção da análise e da reflexão sobre fenômenos e acontecimentos,
da capacidade crítica e da resistência à dominação ideológica.
32

e) é necessário ao mundo moderno
- complexidade do mundo contemporâneo exige documentos escritos,
- exigência da habilidade de escrever: processos seletivos, informática
(fax, e-mail),
- máquinas = trabalhos primários,
- homem = produção de textos.

f) é um ato vinculado a práticas sociais
- escrita (sentido e função): atua no mundo, estabelece relações entre as
pessoas, permite que as pessoas se constituam como autores, sujeitos de
uma voz,
- produção de textos: reorganização do pensamento e do universo interior
do homem; compartilhamento de práticas sociais.

- produção de textos : verdades: escrever
a) é uma habilidade
- escrita: construção social, coletiva,
- familiaridade com a escrita é determinada por: modo como aprendemos
a escrever, importância que damos ao texto escrito, nosso grupo social,
intensidade do convívio do texto escrito.
- é preciso:
• compreender que todas as pessoas podem produzir bons textos,
• identificar bloqueios,
• tentar eliminar os bloqueios.
b) é um ato que exige empenho e trabalho
- escrever exige: memória; raciocínio; agilidade mental; conhecimento do
assunto, do gênero, da situação, dos futuros leitores e da língua,
- “escrever é incompatível com a preguiça.” (p.4)
c) exige estudo sério
- “truques” tornam o texto defeituoso, truncado, artificial: fórmulas pré-fabricadas,
“dicas” isoladas, clichês, chavões, frases feitas e pensamentos
alheios,
- autoria: escolhas pessoais, que vêm de muita prática, reflexão, leitura,
envolvimento total do sujeito, conhecimentos e experiências sobre o mundo
e sobre a linguagem,
- é preciso: escrever sempre, todos os dias, com diversos objetivos, em
diversas situações.
d) articula-se com a prática da leitura
- leitura: assimilação das estruturas próprias da língua escrita; desenvolvimento
das habilidades cognitivas, dos procedimentos intelectuais, das
operações mentais (agilidade de raciocínio); eficiente forma de acesso à
informação; promoção da análise e da reflexão sobre fenômenos e acontecimentos,
da capacidade crítica e da resistência à dominação ideológica.
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e) é necessário ao mundo moderno
- complexidade do mundo contemporâneo exige documentos escritos,
- exigência da habilidade de escrever: processos seletivos, informática
(fax, e-mail),
- máquinas = trabalhos primários,
- homem = produção de textos.
f) é um ato vinculado a práticas sociais
- escrita (sentido e função): atua no mundo, estabelece relações entre as
pessoas, permite que as pessoas se constituam como autores, sujeitos de
uma voz,
- produção de textos: reorganização do pensamento e do universo interior
do homem; compartilhamento de práticas sociais.

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