sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TCC - COMO FAZER UM

 Eu já fiz vários TCC na minha vida, alguns eu fiz fugindo das regras normativas, isso quando a instituição não cobra muito. No caso da Universidade Metropolitana de Santos, onde fiz algumas licenciaturas, as ecigências eram rígidas como se segue abaixo. (Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

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Passo a passo para o projeto de pesquisa na modalidade de
artigo científico (TCC1)
1. O que é um projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa é um documento escrito que retrata as intenções de um processo de
pesquisa em que serão evidenciados dados analisados e discutidos no futuro a partir de
um esquema detalhado de sua metodologia e seus objetivos. Como tal, o projeto prevê alguns
itens fundamentais para que o leitor possa analisar a viabilidade do projeto e visualizar as
intenções do(s) autor(es).
Grosso modo, os projetos de pesquisa na área biológica trazem os seguintes itens:
• Capa (título⁄tema do projeto e nome do(s) autor(es) envolvidos)
• Resumo e palavras-chave
• Introdução
• Materiais e métodos
• Cronograma de execução1
• Referências bibliográficas
Embora haja pequenas nuanças nos projetos (dependendo da Instituição de Ensino Superior –
IES – e suas diretrizes curriculares), pode-se dizer que a configuração acima é o padrão. No
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nossa proposta é fazer com que o projeto de
pesquisa seja futuramente efetivado em um Artigo Científico.
2. A proposta do projeto de pesquisa da Licenciatura em Ciências Biológicas
Geralmente, as IES pedem, ao término do curso, que o aluno elabore um TCC (Trabalho de
Conclusão de Curso) que é dividido em duas partes: projeto e monografia. Em nosso
curso, a proposta continua mantendo essa exigência, porém com uma abordagem
diferenciada e contextualizada: a monografia, ao invés de ser um texto contendo
capítulos, será convertida em um Artigo Científico. Essa adequação foi resultado de
discussões que vislumbraram a necessidade de o graduando em Ciências Biológicas
experimentar, na prática, a elaboração de um artigo científico, uma vez que este tipo de
escrita acadêmica é o mais utilizado para comunicar dados na comunidade científica. Mesmo
trabalhando em uma escola, o licenciado pode fazer pequenas pesquisas com seus alunos e
publicar seus dados na forma de um artigo científico, enviar resumos para congressos e
encontros de área etc. Tendo esta abordagem em mente, o que é esperado dos alunos nesta
etapa do curso, em que ainda estão inseridos no Projeto de Pesquisa?
A adequação do projeto nos moldes do artigo científico
Durante a disciplina de TCC – Projeto, espera-se que o aluno elabore o projeto (que
será continuado no semestre posterior na disciplina de TCC – Monografia2) que será
trabalhado em três etapas:
Primeira etapa – Nesta etapa, o documento Word a ser postado deverá conter, apenas, o
título (ou o tema do projeto), seguido dos nomes completos e em ordem alfabética dos
integrantes do grupo, além de um resumo (um único parágrafo com até 500 palavras3).
Após o resumo, devem ser inseridas três a cinco palavras-chave (descritores) que fornecem ao
leitor pistas sobre a temática envolvida. No resumo, devem ser destacados aspectos relativos
a: a) escolha do tema (justificativa da escolha da linha de pesquisa e do tema recortado nela);
b) objetivos do trabalho; c) metodologia e materiais a serem utilizados; d) expectativa
de resultados esperados; e) escolha dos referenciais teóricos (autores ou obras que
darão suporte teórico suficiente para conceitos-chave ou idéias centrais do projeto).
1 Embora não seja obrigatório, o Cronograma de Execução, quando presente no projeto, dá ao
leitor uma visão global de quando as tarefas pretendidas no projeto serão desenvolvidas (em
termos de semanas, meses, anos etc., dependendo dos objetivos pretendidos).
2 Em nosso caso, como já comentado, a Monografia será feita na forma de um Artigo Científico
completo.
3 Este número é um padrão aceito por quase todas as revistas científicas. Em alguns
congressos, às vezes o resumo é reduzido para um limite de 250-300 palavras.
Segunda etapa – Após a devolutiva 4 do(a) orientador(a), o grupo deverá fazer as
alterações sugeridas e continuar o projeto. Para a segunda etapa, os itens anteriores são
mantidos no documento Word e acrescentam-se, após as palavras-chave, os itens Abstract
(resumo traduzido para a língua inglesa + palavras-chave em inglês), Introdução, Materiais e
Métodos e Referências Bibliográficas.
4 A devolutiva será postada no fórum Diário da Pesquisa, no tópico identificado com o número
do Grupo.
A Introdução deve conter diversos parágrafos que abordem, na forma de texto corrido, os
seguintes itens:
• Justificativa da escolha da linha de pesquisa e do tema
• Objetivos da pesquisa
• Referenciais teóricos escolhidos
• Contextualização do tema para o curso
• Referências bibliográficas levantadas até o momento (citadas no corpo do texto)
Uma ressalva: os referenciais teóricos são obras consideradas “essenciais” para a temática em
questão, ou seja, englobam autores e suas obras que são reconhecidas como fundamentais
para a contextualização e compreensão de contextos. Exemplo: em um projeto cuja temática
seja Educação Ambiental e Cidadania, autores como Pedro Jacobi e Fabio Cascino podem ser
seguramente referenciais teóricos que basearão conceitos e idéias pertinentes. Se o tema do
projeto for, por exemplo, Educação Ambiental Holística, o filósofo e físico Frijof Capra pode
ser um bom referencial teórico. Já as referências bibliográficas, citadas no corpo do texto, são
obras adicionais que serão consultadas para dar maior subsídio teórico à pesquisa.
Os Materiais e Métodos formam uma seção importante do projeto e do futuro artigo
científico. Aqui, o(s) autor(es) devem explicitar, de forma objetiva e direta, como o projeto
será feito e com que recursos. No caso de trabalhos de cunho bibliográfico (nosso caso), a
metodologia deve esclarecer como as fontes serão consultadas, trabalhadas e analisadas, e
que materiais (recursos – Internet, bibliotecas etc.) serão utilizados para tal.
As Referências bibliográficas (ou Bibliografia) são uma importante seção do projeto e do
artigo científico, pois nela outros leitores poderão verificar as fontes consultadas. TODAS as
referências citadas no corpo do texto (incluindo os referenciais teóricos e as referências
utilizadas na Introdução, se for o caso) devem aparecer nesta seção, na íntegra. A ABNT
6023⁄2002 é a norma que regula a forma como as referências serão citadas. A título
explicativo, coloco as principais fontes de texto com um formato que segue esta norma no
final do texto.
Terceira etapa – Após a devolutiva da segunda etapa feita pelo(a) orientador(a), o grupo
deverá trabalhar para a elaboração da versão final do projeto, na forma de artigo científico.
Não há limite de páginas para o projeto, embora nesta configuração, ele provavelmente terá
de três a cinco páginas.
Durante o desenvolvimento do projeto final (na próxima disciplina), o artigo conterá os
Resultados e as Conclusões, portanto poderá conter de 5 a 10 páginas.
3. Exemplo de artigo científico
A Unimes Virtual possui uma revista científica disponibilizada na Internet, a Paidei@.
Um artigo publicado por um dos professores nessa revista pode ser acessado pelo link a seguir.
O título do artigo é: O Fórum Livre como recurso de melhoria da relação Tutor-Aluno no
Ambiente Virtual: a experiência do ‘Bote a Boca no Trombone...!’
(http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=vie
w&path[]=82&path[]=42 ).
Com este exemplo, o grupo poderá verificar o formato em que seu projeto resultará quando
da disciplina de TCC – Monografia final.
PROPOSTA PARA O TCC DE BIOLOGIA: Confecção de um artigo científico
Comunicação objetiva, direta e clara sobre dados coletados, analisados e discutidos.
ITENS DO ARTIGO CIENTÍFICO
- Título, autores
- Resumo e Abstract
- Introdução (com Objetivo e Justificativa)
- Material e Métodos
- Resultados e Discussão (com conclusão) APENAS NO TCC2
- Referências (formatadas de acordo com as normas da ABNT)
FORMATAÇÃO
Fonte da letra: “Arial”
· Tamanho:
12 para o texto
16 para os títulos (em negrito e CAIXA ALTA)
· Espaço entre linhas: 1,5
· Parágrafo: distância da margem – 1,25 cm
· Margens:
Superior: 3,0 cm
Inferior: 2,0 cm
Esquerda: 3,0 cm
Direita: 2,0 cm
CITAÇÕES NO TEXTO
Como fazer a citação no texto, quando se quer transcrever o que um autor escreve.
1 Citação Direta
É a transcrição literal de parte da obra do autor consultado e não se usam aspas na citação
direta
• Citação Direta Curta (com 3 linhas ou menos). Deve ser feita na continuação do texto.
Obrigatório uso de Aspas duplas e deve constar o nome do autor, o ano e o número da página
da fonte consultada entre parênteses.
Exemplo:
Maria Hortas, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou água
fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta. Detalhe
pitoresco é que na hora do almoço, enquanto os maridos comiam, as mulheres lutavam em
seu lugar. “Este fato levou os europeus a acreditarem que o baiano ao meio dia vira mulher”
(MOTT, 1988, p.41).
Observação:
MOTT - autora que faz a citação.
1988 - o ano de publicação da obra desta autora nas referências.
41 – página em que se encontra esta frase na obra original consultada.
• Citação Direta Longa (com mais de 3 linhas) - As margens são recuadas à direita em 4 cm,
em espaço simples, com a letra menor, tamanho dez (10).
Exemplo:
Além disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o
ministravam não estavam preparadas para exercer tal função. A maior dificuldade de aplicação
da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. Não obstante
sobressaírem às mulheres no ensino das prendas domésticas, as poucas que se apresentavam
para reger uma classe dominava tão mal aquilo que deveriam ensinar que não logravam êxito
em transmitir seus exíguos conhecimentos. Se os próprios homens, aos quais o acesso à
instrução era muito mais fácil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras
letras, lastimável era o nível do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre
mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 1976).
2 Citação Indireta
É quando um autor cita um texto, com suas próprias palavras, escrito por um outro autor, sem
alterar as idéias originais. Ou então: eu reproduzo sem distorcer, com minhas próprias
palavras, as ideias desenvolvidas por um outro autor.
Exemplo:
Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito
à educação primária, mas mesmo assim, o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou
restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de
meninos, caracterizando uma diferenciação curricular (COSENZA, 1993).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
As Referências bibliográficas (ou Bibliografia) são uma importante seção do artigo científico,
pois nela outros leitores poderão verificar as fontes consultadas. TODAS as referências citadas
no corpo do texto (incluindo os referenciais teóricos e as referências utilizadas na Introdução,
se for o caso) devem aparecer nesta seção, na íntegra. A ABNT 6023⁄2002 é a norma que
regula a forma como as referências serão citadas. A título explicativo coloco as principais
fontes de texto com um formato que segue esta norma:
• Livro com um autor
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 2000.
• Livro com mais de um autor
HAMBURGER, E.W.; MATOS, C. O desafio de ensinar ciências no século XXI. São Paulo:
Edusp/Estação Ciência, 2000.
• Capítulo de livro
KELMAN, H.C. Negotiation as Interactive Problem Solving. In: SPECTOR, B.I. (Org.).
International Negotiation: A Journal of Theory and Practice. Nova Iorque: Martinus
Nijhoff Publishers, 1996.
• Revista, periódico, artigo
IVANISSEVICH, A. Saber fragmentado: um retrato do conhecimento científico de nossos
jovens. Ciência Hoje, v. 34, n. 200, p. 27-33, dez. 2003.
• Atas (resumos) de congressos, seminários etc.
POLETTINI, A.F.F. Rompendo o isolamento: contribuições para a mudança na prática do
professor.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais I e Resumos. Águas de Lindóia, SP:
1998.
• Teses (doutorado) e dissertações (mestrado)
GURIDI, V.M. A inclusão de professores de ensino básico na pesquisa: um desafio
institucional. 2007. 1 vol. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2007.
• Material da Internet
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2000. Censos demográficos. Disponível
em:
. Acesso em: 15 jul. 2008.

2 comentários:

  1. Muito bom esse blog, sempre que tenho alguma dúvida o consulto. Espero uma visita no Virtuablog (www.virtuablog.rg10.net)

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