terça-feira, 14 de abril de 2009

PAÍSES QUE FALAM PORTUGUÊS





ORIGEM

Língua românica que se desenvolveu na zona atlântica da Península Ibérica correspondente a província romana da Lusitânia (atual Portugal e região da Galícia), a partir do século II a. C. como o castelhano e o catalão é uma das três línguas românicas da Península. Tem sua origem no latim que por sua vez parte da grande família das línguas européias, representadas hoje em todo o continente.

O PORTUGUÊS NO MUNDO

O português é uma das línguas oficiais da comunidade européia desde 1986, data em que Portugal tornou-se membro da instituição. Em 1994 é criada a Comunidade dos Países de língua Portuguesa que reúne: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Brasil.

BRASIL

A língua portuguesa apesar de falada em uma imensa extensão territorial, manteve sua unidade variando apenas em questões superficiais de léxico e modalidade de pronúncias regionais.

ÁSIA

A presença política de Portugal na Ásia hoje limita-se a Macau, mas os portugueses já controlaram regiões mais extensas, que incluíam partes da Índia, Indonésia, do Sri-Lanka e Malásia.

Entretanto, onde o português sobrevive em sua forma oficial é em Goa, na Índia, onde esta sendo substituído gradualmente pelo inglês. Em Damão e Div (Índia ), Java (Indonésia), Macau (possessão portuguesa de população predominantemente chinesa ), Sri-Lanka, em Malaca, são faladas variedades de crioulo – idiomas que derivam de grandes simplificação da língua que os origina. Mantém do português basicamente a base lexical (vocabulário), diferindo muito no aspecto gramatical.

ÁFRICA

Na África o português é a língua oficial em 05 países: São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola. Nesses países ele é utilizado na administração, no ensino, na imprensam e nas relações internacionais.

Esse português regional distancia-se cada vez mais da língua portuguesa falada na Europa, aproximando-se em muitos casos do português falado no Brasil.

Falada em quatro continentes, numa área de mais de 10 milhões de km quadrado, por cerca de trezentos milhões de pessoas, sem dúvida é uma das línguas mais faladas do mundo, isto é um privilégio.

Devido a isso, o potencial missionário de um brasileiro amplia-se grandemente. Aqueles que acham difícil aprender outra língua, ainda assim terão larga oportunidade de levar a palavra de Deus aos quatro cantos da terra e isto em seu próprio idioma. Seja na Europa, África, Ásia e América do Sul, será fácil a comunicação.

Neste aspecto, os escravos de Deus devem ter dupla preocupação com respeito ao seu idioma pátrio. Conhece-lo bem, a fim de extrair das Escrituras Sagradas a mensagem como ela é apresentada; transmiti-la bem, a fim de que seus ouvintes possam compreender esta mensagem, que e sem dúvida, a mais importante de suas vidas.

3 comentários:

  1. q merda ñ ache oq eu procurava

    ResponderExcluir
  2. Meeus parabéns achei tudo que eu queria aqui !
    muito obrigada pela sua colaboração :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir