segunda-feira, 23 de abril de 2012

VERBO ATENTAR

atentar

Significado de Atentar

v.t. Cometer um atentado: atentar contra a vida de alguém.
Reparar em, observar, prestar atenção, refletir: atente nas consequências do seu ato.

Sinônimos de Atentar

Sinônimo de atentar: constatar, notar e reparar

Definição de Atentar

Classe gramatical de atentar: Verbo transitivo
Tipo do verbo atentar: regular
Separação das sílabas de atentar: a-ten-tar



Exemplos com o verbo atentar na imprensa

A oposição acusa o governo de atentar contra a liberdade de expressão por uma milionária multa que impôs ao canal há algumas semanas e por levar adiante vários inquéritos por supostas violações de leis de telecomunicações. Folha de São Paulo, 16/07/2009
Ele terá agora de ser julgado por atentar contra a segurança nacional. Folha de São Paulo, 19/07/2009

Outras informações sobre o verbo Atentar

Possui 7 letras
Possui as vogais: a e
Possui as consoantes: n r t
O verbo Atentar escrito ao contrário: ratneta

Conjugação do verbo atentar

Tipo do Verbo: regular
Infinitivo: atentar
Gerúndio: atentando
Particípio Passado: atentado

Indicativo
  • Presente do Indicativo
    eu atento
    tu atentas
    ele atenta
    nós atentamos
    vós atentais
    eles atentam
  • Pretérito Imperfeito do Indicativo
    eu atentava
    tu atentavas
    ele atentava
    nós atentávamos
    vós atentáveis
    eles atentavam
  • Pretérito Perfeito do Indicativo
    eu atentei
    tu atentaste
    ele atentou
    nós atentamos
    vós atentastes
    eles atentaram
  • Mais-que-perfeito do Indicativo
    eu atentara
    tu atentaras
    ele atentara
    nós atentáramos
    vós atentáreis
    eles atentaram
  • Futuro do Pretérito do Indicativo
    eu atentaria
    tu atentarias
    ele atentaria
    nós atentaríamos
    vós atentaríeis
    eles atentariam
  • Futuro do Presente do Indicativo
    eu atentarei
    tu atentarás
    ele atentará
    nós atentaremos
    vós atentareis
    eles atentarão

Subjuntivo
  • Presente do Subjuntivo
    que eu atente
    que tu atentes
    que ele atente
    que nós atentemos
    que vós atenteis
    que eles atentem
  • Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
    se eu atentasse
    se tu atentasses
    se ele atentasse
    se nós atentássemos
    se vós atentásseis
    se eles atentassem
  • Futuro do Subjuntivo
    quando eu atentar
    quando tu atentares
    quando ele atentar
    quando nós atentarmos
    quando vós atentardes
    quando eles atentarem

Imperativo
  • Imperativo Afirmativo
    atenta tu
    atente ele
    atentemos nós
    atentai vós
    atentem eles
  • Imperativo Negativo
    não atentes tu
    não atente ele
    não atentemos nós
    não atenteis vós
    não atentem eles

Infinitivo
  • Infinitivo Pessoal
    por atentar eu
    por atentares tu
    por atentar ele
    por atentarmos nós
    por atentardes vós
    por atentarem eles

Rimas com atentar

  • esmagar
  • meditar
  • pelejar
  • alongar
  • agradar
  • revelar
  • brincar
  • manejar
  • avistar
  • farejar
  • ajuntar
  • acalmar
  • esfolar
  • aceitar
  • arrumar
  • ordenar
  • confiar
  • cogitar

Anagramas de atentar

  • tantear
FONTE: http://www.dicio.com.br/atentar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário