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Regência Verbal e Nominal - 2ª Fase - Exercícios
Profª Odete Antunes
1. (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II
2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.
3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.
4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.
a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.
05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
C) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
06. (UFG) Indique a alternativa correta.
a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.
07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:
a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:
a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.
10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.
a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.
a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)
12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)
1 –A 2 – C 3 –E 4 – E 5 –D 6 – E 7 – D 8-A 9-A 10-C 11-D 12-C
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Regência Verbal
1- Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em.
Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte.
2- Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição em.
Ex.: Ele mora em São Paulo./ Maria reside em Santa Catarina.
3- Namorar – não se usa com preposição.
Ex.: Joana namora Antônio.
4- Obedecer/desobedecer – exigem a preposição a.
Ex.: As crianças obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor.
5-Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição com.
Ex.: Simpatizo com Lúcio./ Antipatizo com meu professor de História.
Estes verbos não são pronominais, portanto, são considerados construções erradas quando os mesmos aparecem acompanhados de pronome oblíquo: Simpatizo-me com Lúcio./ Antipatizo-me com meu professor de História.
6- Preferir - este verbo exige dois complementos sendo que um usa-se sem preposição e o outro com a preposição a.
Ex.: Prefiro dançar a fazer ginástica.
Segundo a linguagem formal, é errado usar este verbo reforçado pelas expressões ou palavras: antes, mais, muito mais, mil vezes mais, etc.
Ex.: Prefiro mil vezes dançar a fazer ginástica.
Verbos que apresentam mais de uma regência
1 - Aspirar
a) no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposição. Ex.: Aspirou o ar puro da manhã.
b) no sentido de almejar, pretender: exige a preposição a. Ex.: Esta era a vida a que aspirava.
2 - Assistir
a) no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer: usa-se sem preposição. Ex.: O técnico assistia os jogadores novatos.
b) no sentido de ver, presenciar: exige a preposição a.
Ex.: Não assistimos ao show.
c) no sentido de caber, pertencer: exige a preposição a.
Ex.: Assiste ao homem tal direito.
d) no sentido de morar, residir: é intransitivo e exige a preposição em.
Ex.: Assistiu em Maceió por muito tempo.
3 - Esquecer/lembrar
a) Quando não forem pronominais: são usados sem preposição.
Ex.: Esqueci o nome dela.
b) Quando forem pronominais: são regidos pela preposição de.
Ex.: Lembrei-me do nome de todos.
4 - Visar
a) no sentido de mirar: usa-se sem preposição. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo.
b) no sentido de dar visto: usa-se sem preposição. Ex.: Visaram os documentos.
c) no sentido de ter em vista, objetivar: é regido pela preposição a.
Ex.: Viso a uma situação melhor.
5 - Querer
a) no sentido de desejar: usa-se sem preposição. Ex.: Quero viajar hoje.
b) no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposição a.
Ex.: Quero muito aos meus amigos.
6 - Proceder
a) no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposição.
Ex.: Suas queixas não procedem.
b) no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposição de.
Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao próximo.
c) no sentido de dar início, executar: usa-se a preposição a.
Ex.: Os detetives procederam a uma investigação criteriosa.
7 - Pagar/ perdoar
a) se tem por complemento palavra que denote coisa: não exigem preposição. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante.
b) se tem por complemento palavra que denote pessoa: são regidos pela preposição a. Ex.: Perdoou a todos,
8 - Informar
a) no sentido de comunicar, avisar, dar informação: admite duas construções:
1) objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposições de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido.
2) objeto indireto de pessoa ( regido pela preposição a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido.
9 - Implicar
a) no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposição.
Ex.: Esta decisão implicará sérias conseqüências.
b) no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposição em.
Ex.: Implicou o negociante no crime.
c) no sentido de antipatizar: é regido pela preposição com.
Ex.: Implica com ela todo o tempo.
10- Custar
a) no sentido de ser custoso, ser difícil: é regido pela preposição a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema.
b) no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposição. Ex.: O carro custou-me todas as economias.
c) no sentido de ter valor de, ter o preço: usa-se sem preposição.
Ex.: Imóveis custam caro
Regência Nominal:
Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) são comparáveis aos verbos transitivos indiretos: precisam de um complemento
O complemento nominal é para o nome o que o objeto indireto é para o verbo, e apresenta regência. (Assim como os verbos, alguns nomes apresentam mais de uma regência)
acessível a, para, por
adequado a, com, para
afável com, para com
alheio a
amoroso com, para, para com
análogo a
ansioso de, por
anterior a
aparentado com
apto para, a
atentado a, contra
atento a, em, para
avaro de
aversão a, para, por
avesso a, de, em
ávido de
bacharel em
benefício a
bom para
capaz de, para
cego a
certo de
cheiro a, de
cobiçoso de
comum a, de
conforme a, com
constante em
contente com, de, em, por
contemporânea de, a
contíguo a
contrário a
cruel com, para com
cuidadoso com
cúmplice em, de
curioso de, por
desatento a
descontente com
desejoso de
desfavorável a
desleal a
devoto a, de
devoção a, para com, por
diferente de
difícil de
digno de
diligente em, para
ditoso com
diverso de
doce a
dócil a
dotado de
doutor em
duro de
dúvida acerca de, em, sobre
empenho de, em, por
entendido em
erudito em
escasso de
essencial para
estranho a
exato em
fácil a, de, para
favorável a
falho de, em
feliz com, de, em, por
fértil de, em
fiel a
firme em
forte de, em
fraco para, com, de, em
furioso com, de
grato a
hábil em
habituado em
horror a
hostil a, para com
ida a
idêntico a
imediato a
impaciência com
imune a, de
importante contra, para
impróprio para
inábil para
inacessível para, a
incapaz de, para
incompatível com
incompreensível para
inconstante em
incrível a, para
inédito a
indeciso em
indiferente a
indigno de
indulgente para, para com
inerente a
insensível a
intolerante com, para com
leal a
lento em
liberal com
maior de
mau com, para com
menor de
morada em
natural a, de, em
necessário a, em, para
negligente em
nobre de, em, por
nocivo a
obediente a
obsequioso com
orgulhoso com, para com
parco em, de
parecido a, com, em
passível de
peculiar a, de
perito em
pernicioso a
pertinaz em
piedade com, de, para, para com, por
pobre de
poderoso para, com
possível de
posterior a
proeminência sobre
prestes a, para
prodígio de, em
pronto para, em
propício a, para
propínquo de
próprio para, de
proveitoso a
próximo a, de
querido de, por
respeito a, com, de, em, entre, para com, por
rico de, em
sábio em, para
sensível a, para
sito em, entre
situado a, em, entre
soberbo com
solícito com, de, em, para, para com, por
sujo de
temível a, para
transido de
suspeito a, de
temeroso a
triste de, com
último em, de, a
união a, com, entre
único em, a, entre, sobre
útil a, para
vazio de
visível a
vulgar a, em, entre
REGÊNCIA
A sintaxe de regência estuda as relações de dependência das palavras nas orações e das orações no período. Ela divide-se em nominal(estuda o regime dos substantivos, adjetivos e advérbios) e verbal(estuda o regime dos verbos).
REGÊNCIA NOMINAL
É estabelecida por preposições que ligam um termo regido ou subordinado a um termo regente ou subordinante. Como já foi dito, o termo regente é sempre um nome, entendido como tal o substantivo, o adjetivo e o advérbio.
Termo Regente Preposição Termo Regido
Disposição(substantivo) para viajar.
Nocivo(adjetivo) à saúde.
Favoravelmente(advérbio) a todos.
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Relação de regências de alguns nomes:
aceito a; adequado a; abrigado de; afável com, para com; alheio a; amante de; amigo de; amoroso com, para com; análogo a; ansioso de, por; anterior a; aparentado com; apto para, a; avaro de; avesso a; ávido de; bacharel em; benéfico a; bom para; caritativo com, para como; caro a; certo de; cheio de; cheiro a, de; coetâneo de; coevo de, a; compreensível a; comum a, de; conforme com, a; constante em; contíguo a; contrário a; devoto de; dócil a; doente de; doutor em; fácil de; favorável a; entendido em; erudito em; generoso com; hábil em; hostil a; ida a; idêntico a; idôneo para; leal a; lento em; liberal com; manco de; manso de; mau com, para, para com; mediano de, em; necessário a; nobre de, em, por; oblíquo a; oposto a; pálido de; pertinaz em; possuído de; querido de, por; rijo de; sábio em; tardo a; temeroso de; único em; útil a, para; vazio de.
REGÊNCIA VERBAL
É a relação de subordinação existente entre um complemento(palavra regida) e a palavra cujo sentido é completado. Neste caso é o verbo, que tem seu sentido completado por outro termo.
Regência de alguns verbos:
abraçar = no sentido de cingir, apertar nos braços, constrói-se com objeto direto ou indireto. Por exemplo: O pai abraçou o filho. Abraçou-se com a mãe. No sentido de adotar, seguir, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: Não abraçou minha doutrina.
ansiar = no sentido de causar ânsia, angustiar, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: A solidão ansiava-o. No sentido de desejar ardentemente, constrói-se com objeto indireto. Por exemplo: Ansiava por um novo amor.
aspirar = no sentido de sorver, tragar, constrói-se com objeto direto. Por exemplo: Marta aspirava o perfume das rosas. No sentido de desejar, pretender, constrói-se com objeto indireto. Por exemplo: Ela aspirava a altos cargos. Neste verbo não se usa os pronomes lhe e lhes.
assistir = admite várias regências. Por exemplo: O enfermeiro assiste o paciente(objeto direto ou indireto no sentido de prestar assistência, proteger, servir). Assisti ao jogo(objeto direto no sentido de presenciar, estar presente). Não lhe assiste o direito de julgar os indefesos(objeto indireto, lhe e lhes, no sentido de caber, pertencer direito ou razão a alguém). Durante minha infância, assistia num sítio muito aprazível(adjunto adverbial de lugar, no sentido de morar, residir).
chamar = pode ser usado com: objeto direto(O professor chamou o aluno). Objeto indireto(Chamou por um servente). Objeto direto + predicativo(Chamaram-no idiota). Objeto indireto + predicativo(Chamaram-lhe idiota). Nestes casos, o predicativo pode vir regido da preposição de. Por exemplo: Chamaram-no(lhe) de inteligente.
contentar-se = constrói-se com objeto indireto regido das preposições com, de, em. Por exemplo: Contentam-se com pouca coisa. Contentei-me de responder com certeza. Contentava-se em vê-la sofrer.
custar = no sentido de ser custoso, difícil, emprega-se na 3ª pessoa do singular, tendo como sujeito uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, a qual pode vir precedida da preposição a. Por exemplo: Custa-me dizer o que aconteceu. Custa muito chegar até lá. No sentido de acarretar trabalhos, causar incômodos, constrói-se com objeto direto e indireto. Por exemplo: A imprudência custou-lhe lágrimas amargas.
deparar = constrói-se com objeto direto ou indireto no sentido de encontrar. Por exemplo: Deparei (com) mulheres na praia. Constrói-se com objeto direto ou indireto no sentido de fazer aparecer, apresentar. Por exemplo: O juiz não deparou solução ao processo. Constrói-se com objeto indireto no sentido de apresentar-se, oferecer-se, sendo o verbo pronominal. Por exemplo: Depararam-se com coisas estranhas.
dignar-se = constrói-se com objeto indireto regido da preposição de. Por exemplo: Não se dignou de expedir as ordens.
ensinar = constrói-se com objeto direto e indireto, geralmente. Por exemplo: Ensinou-o(lhe) a lição.
entreter-se = constrói-se com objeto indireto regido das preposições a, com, em. Por exemplo: Entretinha-se com os palhaços.
esquecer e lembrar = admitem três construções: Esqueci o nome dela. Esqueci-me do nome dela. Esqueceu-me o nome dela.
informar, avisar, prevenir e certificar = podem ser: com objeto direto(Não o posso informar). Com objeto indireto(Não lhe posso informar). Com os dois objetos(Informei-me dos preços da carne).
investir = no sentido de atacar(O lutador investiu contra o adversário). No sentido de fazer investimentos(O governo investe enorme capitais). No sentido de apossar(Estava investido de nobre missão).
obedecer e desobedecer = com objeto indireto( Obedecia ao mestre).
perdoar e pagar = transitivo direto com objeto direto de coisa(Perdoei suas dívidas). Transitivo indireto com objeto indireto de pessoa(O pai não lhe perdoa). Transitivo direto e indireto(Perdoei-lhe a ofensa).
preferir = transitivo direto e indireto(Prefiro café a chá). Este verbo não se constrói com a locução do que. Também não se diga - preferir antes = é um pleonasmo, pois preferir já significa = querer antes.
presidir = constrói-se indiferentemente com objeto direto ou indireto. Por exemplo: Presidir o congresso ou ao congresso.
proceder = no sentido de ter fundamento, é intransitivo(Essa acusação não procede). No sentido de realizar, é transitivo indireto(Procedeu-se ao inventário da família).
querer = é transitivo direto no sentido de desejar(Eu a quero limpinha). É transitivo indireto no sentido de amar(Juro que lhe quero muito).
simpatizar e antipatizar = pede objeto indireto + com e não é pronominal. Por exemplo: Simpatizo com você. É erro grave dizer: Simpatizo-me com você.
visar = é transitivo direto no sentido de apontar arma de fogo contra(O caçador visou o alvo). É transitivo indireto no sentido de ter em vista(O pai trabalhava visando ao conforto dos filhos).
muito bom parabéns!!!
ResponderExcluirGabarito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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