segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DISSERTAÇÃO

No curso de Produção de Textos da Unimes Virtual há uma profunda definição do que seja a dissertação sendo analisado o seu valor no tempo, seu objetivo e os temas abordados durante uma dissertação, abaixo copiamos esta lição:

O VALOR ATEMPORAL DA DISSERTAÇÃO

Já que a dissertação pretende expor verdades gerais válidas para muitos
fatos particulares, o tempo por excelência da dissertação é o presente no
seu valor atemporal, embora os outros também possam aparecer (como
o pretérito perfeito, em citações de fatos históricos, ou o imperfeito do
subjuntivo e o futuro do pretérito no levantamento de hipóteses).
Enquanto no texto narrativo a ordenação é temporal, a dissertação tem
uma ordenação que obedece às relações lógicas: analogia, pertinência,
causalidade, coexistência, correspondência, implicação etc.




Para que se possa planejar um texto dissertativo, deve-se ter clara a sua
estrutura que, como qualquer outra, constitui-se na relação que se estabelece
entre os diversos elementos que compõem um todo organizado que
sustenta o objeto (no caso, o texto) em seu conjunto. Tradicionalmente, a
estrutura do texto dissertativo é formada por três partes – a introdução, o
desenvolvimento e a conclusão –, que precisam estar fortemente articuladas
entre si.



Uma boa introdução deve apresentar a idéia central, o problema a ser examinado,
o objetivo do autor, dando uma noção ao leitor do que será desenvolvido
em seguida. Dessa forma, ela serve como uma motivação inicial,
uma orientação para quem lê, e como um controle para quem escreve,
impedindo-o de fugir do tema e de seus objetivos.
O desenvolvimento, por sua vez, deve trazer a análise do tema, a sua discussão,
a argumentação que sustenta o ponto de vista do autor acerca do
tema e do problema levantado. A função dessa parte é fazer a relação entre a introdução e a conclusão, orientando o raciocínio do leitor, levando-o
naturalmente até a conclusão.




No desenvolvimento deve haver três coisas: argumentação, exemplos e dados.

O autor deve ter sempre em mente aonde quer chegar para que seja possível
selecionar as idéias, argumentos, exemplos, dados mais importantes
que o levem de forma lógica e clara à conclusão desejada. Por isso, é
necessário não se desviar do tema, atendo-se à discussão inicial, nem
deixar idéias soltas, impedindo que se perceba o porquê de elas terem
sido mencionadas.
Pode-se dizer que a conclusão é a parte mais importante do texto, pois é o
ponto de chegada dele – tudo converge para esse momento em que a discussão
se fecha. Sintética, a conclusão rejeita a repetição de argumentos
e o uso de fórmulas feitas, de clichês, de frases vazias.



DISSERTAÇÃO TEM TEMA

Para que tudo isso aconteça, é necessário que o texto trate, do começo
ao fim, do mesmo assunto, ou seja, daquilo a que ele se refere de modo
mais geral. No entanto, qualquer assunto pode ser enfocado sob vários
ângulos. À delimitação do assunto dá-se o nome de tema. A manutenção
do assunto e do tema, desde o início até o fim de um texto, vai garantir sua
unidade. Conforme já vimos quando trabalhamos a noção de texto.

TEMA E ASSUNTOS

O disco de massa é a adolescência (em amarelo), as coberturas de cada
fatia são possíveis temas: o adolescente e as drogas, o adolescente e as
novas tecnologias, a saúde dos adolescentes, o adolescente e a família, o
adolescente e suas tribos, sexo na adolescência, o adolescente e a leitura,
gravidez na adolescência (cada tema escrito de uma cor).

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