sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ADJUNTOS ADVERBIAIS

TEXTO EXTRAÍDO DA GRAMÁTICA DO PROFESSOR PASQUALE CIPRO NETO.


ASPECTOS SEMÂNTICOS: AS CIRCUNSTÂNCIAS
Ao estudar os adjuntos adverbiais, você viu que sua classificação é feita com base nas
circunstâncias que exprimem. Com as orações subordinadas adverbiais ocorre a mesma
coisa. A diferença fica por conta da quantidade: há apenas nove tipos de orações
subordinadas adverbiais, enquanto os adjuntos adverbiais são pelo menos quinze. As
orações adverbiais adquirem grande importância para a articulação adequada de idéias e
fatos e por isso são fundamentais num texto dissertativo, como você poderá constatar a
seguir.
Você fará agora um estudo pormenorizado das circunstâncias expressas pelas orações
subordinadas adverbiais. É importante compreender bem essas circunstâncias e observar
atentamente as conjunções e locuções conjuntivas utilizadas em cada caso.
CAUSA
A idéia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato.
As orações subordinadas adverbiais que exprimem causa são chamadas causais.
A conjunção subordinativa mais utilizada para a expressão dessa circunstância é porque.
Outras conjunções e locuções conjuntivas muito utilizadas são como (sempre
introduzindo oração adverbial causal anteposta à principal), pois, lá que, uma vez que,
visto que. Observe:
As ruas ficaram alagadas porque a chuva foi muito forte.
Como ninguém se interessou pelo projeto, não houve outra alternativa a não ser cancela-lo.
Já que você não vai, eu não vou.
Por ter muito conhecimento (= Porque/Como tem muito conhecimento), é sempre
consultado. (reduzida de infinitivo)

CONSEQUENCIA


A idéia de conseqüência está ligada àquilo que é provocado por um determinado fato.
As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem o efeito, a conseqüência
daquilo que se declara na oração principal. Essa circunstância é normalmente
introduzida pela conjunção que, quase sempre precedida, na oração principal, de termos
intensivos, como tão, tal, tanto, tamanho. Observe:
A chuva foi tão forte que em poucos minutos as ruas ficaram alagadas.
Tal era sua indignação que imediatamente se uniu aos manifestantes.
Sua fome era tanta que comeu com casca e tudo.
- nota da ledora:
OBSERVAÇÃO - É comum que o termo intensivo da oração principal fique
subentendido, como na popular estrutura. - Ele é feio que dói -. A intensidade, no caso,
é dada pela entonação, pelo modo de pronunciar a palavra feio: - ele é ffffeio que doi(
atenção: feio esta mesmo com quatro efes, no texto), ou seja, - Ele é tão feio que sua
feiúra chega a doer .
- fim da nota.


CONDIÇÃO


Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato.
As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer
para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal. A
conjunção mais utilizada para introduzir essas orações é se; além dela, podem-se utilizar
caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a menos que, sem que, uma vez que
(seguida do verbo no subjuntivo). Observe:
Uma vez que você aceite a proposta, assinaremos o contrato.
Caso você se case, convide-me para a festa.
Não saia sem que eu permita.
Se o regulamento do campeonato for bem elaborado, certamente o melhor time será
o campeão.
Conhecendo os alunos ( = Se conhecesse os alunos), o professor não os teria punido.
(oração reduzida de gerúndio)


CONCESSÃO

A idéia de concessão está diretamente ligada à idéia de contraste, de quebra de
expectativa. De fato, quando se taz uma concessão, não se faz o que é esperado, o que é
normal. As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A
conjunção mais empregada para expressar essa relação é embora; além dela, podem ser
usadas a conjunção conquanto e as locuções ainda que, ainda quando, mesmo que, se
bem que, apesar de que. Observe:
Embora fizesse calor; levei agasalho.
Conquanto a economia tenha crescido, pelo menos metade da população continua à
margem do mercado de consumo. Foi aprovado sem estudar (= sem que
estudasse / embora não estudasse). (reduzida de infinitivo)
- nota da ledora: quadro de destaque na página;

OBSERVAÇÃO

A locução posto que é dada nos dicionários como equivalente a embora, ou seja, é
indicada como concessiva: aprovado, posto que não estudasse". Na linguagem corrente,
no Brasil, esse emprego não se verifica. Tem-se entanto, o uso dessa locução para idéia
de explicação ou causa, como em um poema de Vinicius de Moraes, "Soneto de
fidelidade", em que há uma célebre passagem que diz:

"Que não seja imortal, posto que é
chama, mas que seja infinito enquanto dure".

É evidente que o poeta não usou a locução
posto que com o sentido que está nos dicionários.
- fim do quadro.

- nota da ledora: quadrinho de desenho, representando pai e filha, no sofá. A menina
brinca com uma boneca. O pai diz: - apesar de ser muito madura, minha filha ainda
gosta de brincar de boneca. - dirigindo-se a filha diz, marotamente: - que boneca linda,
filha. Qual o nome dela? A menina com um olhar freudiano, ou quem sabe pensando
como não sobrou muito, de inteligência útil, no pai-curuja, que parece embasbacado -
responde: - É a Jane. Ela é cheia de problemas. Casou cedo, virgem, se apaixonou pelo
primo, deixou o marido… - o pai aparenta estar apatetado.
- fim da nota.


Apesar de ser muito madura (1o. quadrinho) é subordinada adverbial concessiva, pois
estabelece contraste com a oração principal Mas como o leitor descobre no último
quadrinho, a garotinha brinca de boneca de um modo nada inocente…


COMPARAÇÃO
As orações subordinadas adverbiais comparativas contêm fato ou ser comparado a fato
ou ser mencionado na oração principal. A conjunção mais empregada para expressar
comparação é como; além dela, utilizam-se com muita freqúência as estruturas que
formam o grau comparativo dos adjetivos e dos advérbios: tão... como (quanto), mais
(do) que, menos (do) que. Observe:
Ele dorme como um urso (dorme).
Sua sensibilidade é tão afinada quanto sua inteligência (é).
Como se pode perceber nos exemplos acima, é comum a omissão do verbo nas orações
subordinadas adverbiais comparativas. Isso só não ocorre quando se comparam ações
diferentes ("Ela fala mais do que faz." - nesse caso, compara-se o falar e o fazer).


CONFORMIDADE


As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam idéia de conformidade, ou
seja, exprimem uma regra, um caminho, um modelo adotado para a execução do que se
declara na oração principal. A conjunção típica para exprimir essa circunstância é
conforme; além dela, utilizam-se como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor
de conforme).

Observe:

Fiz o bolo conforme ensina a receita.
Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.
Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial, o Brasil é o campeão
mundial de má distribuição de renda.


FINALIDADE

As orações subordinadas adverbiais finais exprimem a intenção, a finalidade do que se
declara na oração principal. Essa circunstância é normalmente expressa pela locução
conjuntiva a fim de que; além dela, utilizam-se a locução para que e, mais raramente, as
conjunções que e porque ( = para que). Observe:
Vim aqui a fim de que você me explicasse as questões.
Fez tudo porque eu não obtivesse bons resultados. (- para que eu não obtivesse...)
Suportou todo tipo de humilhação para obter o visto americano. (= para que obtivesse...)
(reduzida de infinitivo)

- nota da ledora: anúncio da seguradora Itaú: foto de neném, de aproximadamente 6
meses de idade, deitadinho de costas e nuzinho, apresentando o seguinte texto: -" Estão
usando mulher pelada até para vender seguro de vida "- referência a nudez da criança
que deve ser, objeto de amor maior e proteção, na figura de um filho, beneficiário de
seguro.
- fim da nota.

"Para vender seguro de vida" é uma oração subordinada adverbial final.


PROPORÇÃO

As orações subordinadas adverbiais proporcionais estabelecem relação de proporção ou
proporcionalidade entre o processo verbal nelas expresso e aquele declarado na oração
principal. Essa circunstância normalmente é indicada pela locução conjuntiva à
proporção que; além dela, utilizam-se à medida que e expressões como quanto mais,
quanto menos, tanto mais, tanto menos. Observe:
Quanto mais se aproxima o fim do mês, mais os bolsos ficam vazios.
Quanto mais te vejo, mais te desejo.
Á medida que se aproxima o fim do campeonato, aumenta o interesse da torcida pela
competição.
À proporção que se acumulam as dívidas, diminuem as possibilidades de que a empresa
sobreviva.



TEMPO



As orações subordinadas adverbiais temporais indicam basicamente idéia de tempo.
Exprimem fatos simultâneos, anteriores ou posteriores ao fato expresso na oração
principal, marcando o tempo em que se realizam. As conjunções e locuções conjuntivas
mais utilizadas são quando, enquanto, assim que, logo que, mal, sempre que, antes que,
depois que, desde que. Observe:
"Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver." (Milton Nascimento & Fernando
Brant)
"Enquanto os homens exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais
vemelhos e perdem os verdes: somos uns boçais (Caetano Veloso)
Mal você saiu, ela chegou.
Terminada a festa, todos se retiraram. ( Quando terminou a festa) (reduzida de
particípio)
- nota da ledora: quadro de destaque na página
OBSERVAÇÃO
Mais importante do que aprender a classificar as orações subordinadas adverbiais é
interpretá-las adequadamente e utilizar as conjunções e locuções conjuntivas de maneira
eficiente. Por isso, é desaconselhável que você faça o que muita gente costuma indicar
como forma de "aprender as orações subordinadas adverbiais": "descabelar-se" para
decorar listas de conjunções e, com isso, conseguir dar um rótulo as orações.

Essa prática, além de fazer com que você se preocupe mais com nomenclaturas do que com o uso efetivo das estruturas lingüisticas, é inútil quando se consideram casos mais sutis de
construção de frases.

Observe, nas frases seguintes, o emprego da conjunção como em
diversos contextos: em cada um deles, ocorre uma oração subordinada adverbial
diferente. Como seria possível reconhecê-las se se partisse de uma lista de conjunções
"decoradas"? É melhor procurar compreender o que efetivamente está sendo declarado.
Como dizia o poeta, "a vida é a arte do encontro" (valor de conformidade)
Como não tenho dinheiro, não poderei participar da viagem. (valor de causa)
"E cai como uma lágrima de amor." (Antônio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes)
(valor de comparação)


Há até casos em que a classificação depende do contexto: "Como o jornal noticiou, o
teatro ficou lotado". A oração subordinada adverbial pode ser causal ou conformativa,
dependendo do contexto.

Um comentário:

  1. nossa vc ajudou muito pra caramba,valeu.marta e izamara.Belem

    ResponderExcluir