quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COMO ESCREVER BEM


A Universidade Metropolitana de Santos, orienta os seus alunos para que preparem TCC seguindo as normas, evitando plágios e informações duvidosas. Só não concordo quando eles criticam a Wikipédia, ainda que admitam que a margem de erro dela esta na mesma proporção da Enciclopédia Britânica. Informação correta e cem por cento, só com Deus, o resto, tudo tem que ser posto a prova. (Comentário do Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

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Orientação da UNIMES:

Olá, Alunos!
Aqui vai uma pequena reflexão sobre Como Escrever Bem.
Como poderemos cobrar dos nossos futuros alunos a boa escrita, se não nos
preocupamos com as atividades que realizamos durante o curso?
Como vamos escrever um relatório no emprego, se não nos preocupamos com o
modo de escrever e formatar um texto?
Será que um aluno que não escreve bem, ou que não se preocupa com erros de
português, terá uma boa colocação no mercado de trabalho (seja como professor,
trabalhador liberal ou trabalhador de uma empresa)?
Escrever bem a língua portuguesa é nossa obrigação como cidadãos!
Então, que tal tomarmos mais cuidado ao escrevermos as respostas nas atividades
ou ao desenvolvermos um texto para uma tarefa?
• Antes de enviar suas respostas ou o arquivo de sua tarefa, releia todo o
texto, sempre!
• Leia com atenção o que a atividade pede. Assim, você responde
corretamente!
• Tenha cuidado ao fazer uma pesquisa! Copiar toda a informação de um site
e simplesmente citar a sua fonte é errado. Fazer um trabalho bem
elaborado não necessita de muito tempo, basta pesquisar em livros para
retirar trechos ou opiniões sobre o tema, ou ainda pesquisar em sites
especializados.
• Cuidado com a Wikipedia! Ela é uma ótima fonte de pesquisa para nosso
conhecimento, mas seu conteúdo não é 100% confiável (apesar de ter quase
a mesma porcentagem de erro da enciclopédia “Britannica”). Utilize este
site apenas para compreender algum assunto, mas não como fonte para um
trabalho.
A internet possui uma vasta rede de informações difusas, ou seja, são informações
erradas, copiadas e sem fonte de citação.
• Se baseie somente em sites onde haja fonte citada.
• Procure sempre a informação original. Muitas pessoas simplesmente copiam
um texto e publicam em seu blog ou site. Então é muito comum ler o mesmo
texto (idêntico) em vários sites diferentes.
Abaixo coloco alguns links importantes para pesquisa, assim vocês já treinam para
escrever um bom TCC!
http://scholar.google.com.br Neste site do Google a pesquisa retorna apenas
artigos científicos que podem ser consultados na íntegra ou parcialmente.
http://www.scielo.org/php/index.php Este site reúne revistas científicas
importantíssimas para o setor acadêmico. Todas elas possuem artigos científicos
publicados por pesquisadores de todo o mundo sobre todos os assuntos.
www.periodicos.capes.gov.br Com conteúdos de vários trabalhos científicos em
andamento também no setor acadêmico.
Vejam:
• Sites de revistas (ou até mesmo a revista impressa) como Galileu, Scientific
American, National Geografic, entre outras, já que pesquisadores renomados
costumam dar entrevistas para essas revistas;
• Sites de organizações renomadas sobre o meio ambiente, como WWF,
Greenpeace, e sites do governo, como MMA, que possuem cartilhas e
publicações relacionadas ao meio ambiente;
• Sites de programas de televisão, como os canais da Discovery, National
Geografic Channel, entre outros.
Lembrem-se que temos algumas normas da ABNT para padronizar os trabalhos
acadêmicos, como:
• NBR 14724/2011 sobre Trabalhos Acadêmicos – são as regras gerais;
• NBR 10520/2002 sobre Citações;
• NBR 6023/2002 sobre Referências, e muitas outras.
Essas regras devem ser seguidas em nosso cotidiano para que não haja plágio.
Acessem a Lei n°9610 de 1998 que “Altera, atualiza e consolida a legislação sobre
direitos autorais e dá outras providências”:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

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