quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DISSERTAÇÃO


No curso de Licenciatura em História, pela Unimes, também aprendemos regras de interpretação de texto. Segue-se, um exemplo, trecho sobre o estudo da DISSERTAÇÃO. (Por Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)

-------------------------------
A dissertação pode ser:
expositiva - o autor desenvolve um tema analisando suas várias facetas sem necessariamente tomar partido, posicionar-se diante dele. Esse tipo de texto busca a comunicação do conhecimento por meio de raciocínios lógicos.

argumentativa – o autor quer convencer o receptor de que o ponto de vista emitido é também o melhor e, se for o caso, apresentar refutações a uma possível contra-argumentação.

É fundamental, que o(s) nosso(s) objetivo(s) esteja(m) bem claros para nós mesmos: se o mais importante for o próprio tema, nosso texto será uma dissertação expositiva; mas, se o mais importante for o nosso ponto de vista, a nossa opinião sobre o tema, nossa dissertação será argumentativa.

O texto dissertativo deve ser claro, objetivo e, coerente. Além da seleção das idéias a serem analisadas e discutidas, deve-se ter clara a sua estrutura, formada por três partes – a introdução, o desenvolvimento e a conclusão –, que precisam estar fortemente articuladas entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário