quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O VOCATIVO

As informações abaixo foram extraídas do Manual de Lingua Portuguesa do professor Pasquale.


O nome vocativo nos faz pensar em várias palavras ligadas à idéia de "chamar", "atrair a
atenção": evocar, convocar, evocação, vocação. Vocativo é justamente o nome do termo
sintático que serve para nomear um interlocutor a que se dirige a palavra. É um termo
independente: não faz parte nem do sujeito nem do predicado. E mais uma função
substantiva da oração, sendo desempenhada por substantivos, pronomes e numerais
substantivos ou palavras substantivadas.
Observe:
(Amigo), venha visitar-me no próximo domingo.
(Senhor presidente), pedimos que se comporte de forma condizente com a importância
de seu cargo.
A vida, (amada minha), é um constante retomar.
Não sei o que te dizer (meu amor).
Nessas orações, os termos destacados são vocativos: indicam e nomeiam o interlocutor
a que se está dirigindo a palavra. Numa oração como a primeira, não se deve confundir
o vocativo amigo com o sujeito da forma imperativa venha, que é você.

ATIVIDADES

Nas frases seguintes, aponte os apostos e os vocativos.
a) Meu velho amigo, não há mais nada que se possa dizer,
b) Você, meu velho amigo, não tem nada para me dizer?
c) Ó meus sonhos, aonde fostes?
d) Uma casa na encosta da montanha, meu maior sonho, evaporou-se com o confisco da
poupança.
e) Não há mais nada a fazer, minha querida.
f) Tu, que não sabes o que fazes, diz-me: há lei nesta terra?
g) Um dia, meu bem, não haverá miséria.
h) Ele não deseja muita coisa: um emprego, uma casinha, uns trocados para uma viagem
de vez em quando.

2 comentários:

  1. acho pouco mas dá para fazer uma boa página de um trabalho nao acha?

    ResponderExcluir
  2. Mil perdões, mas preciso dizer que essa publicação faz parte do livro curso de gramática aplicada de Infante, Ulisses, e não do Pasquale, portanto trata-se de PLÁGIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir