domingo, 27 de setembro de 2009

PRECONCEITO E INCLUSÃO NA NORMA CULTA DA LÍNGUA




SOBRE O PRECONCEITO:

Sinceramente não percebo nenhuma espécie de preconceito linguístico. É óbvio que se o erro de português for escancarado e primário, o mesmo é objeto de escárnio, mas queria o quê??? Olhar a foto acima e não dar risada é no mínimo demonstração de mau-humor. Ninguém esta acima da gramática e não há quem se aventure a escrever um longo texto que não cometa algum erro relativo a norma culta.

Há pessoas que devido a sua atividade profissional não demonstram nenhum interesse em aprender e em melhorar sua redação. Outros o fazem por necessidade imperiosa, mas não vejo ninguém sendo excluído de um grupo por não saber escrever corretamente.

INCLUSÃO NA NORMA CULTA DA LÍNGUA:

Com a atual facilidade de adquirir uma gramática, qualquer pessoa pode melhorar seu nível de escrever e falar corretamente a língua portuguesa, mas como já disse cada um procura o que acha melhor para si. Uma cozinheira, um pedreiro, um motorista de ônibus pode não ter motivação alguma para compatibilizar sua redação com a norma culta, e daí???

Um professor, um advogado, um repórter, estes sim, devem melhorar e aperfeiçoar sua redação para que possam excetuar suas atividades profissionais sem pelo menos correr o risco de "fazer feio".

3 comentários:

  1. Oi pois é, mais será que porfessores, advogados, repórtes são semi deuses que não podem errar na vida, ou em sua digna porfissão.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, para quem defende tanto a gramática como se fosse o mais importante na hora de redigir, lhe apresento os amigos acento agudo e acento grave...

    ResponderExcluir
  3. Amigo, já não corroboro de sua opnião. Acho que as pessoas, sejam elas empregada, motoristas de onibus, dentre outro, podem sim e devem, sabem o basico do português, para que não haja um absurdo tão grande. Advogados, repórteres, sim devem manter sempre um vocabulo correto. Mas claro, sempre existindo a adequação vocabular. O portugues usado entre advogados nao deve ser usado com um senhor de idade por exemplo, pois o mesmo nao conseguirá entender o dialogo. Eu, defendo sempre a norma culta em todos os aspectos, mas usando a adequação vocabular.

    ResponderExcluir